03 fevereiro 2007

Novas do Norte - 01.fev.07 - Multi-tarefa (atrasado)

Falei (mal) do Windows Vista, e, de passagem, lembrei do lançamento do Windows95, esse sim, com um marketing muito mais bem pensado (e bem feito) e também, com real impacto sobre as pessoas e seu estilo de vida.
Esse impacto se deveu em parte ao fato de que o Windows 3.1, que era uma porcaria, junto com o MS-DOS (outra tranqueira) estarem instalados em 9 entre cada 10 computadores no mundo.
Junta-se a isso o fato de que na maioria dos países a Internet "bombou" rodando em micros com o Windows95, e ela (Internet) mudou o mundo e a forma como o vemos.

Entre outras coisas, com o lançamento do Windows95 muita gente se familiarizou com o termo multi-tarefa, e hoje ninguém imagina um computador onde se tenha que escolher entre ouvir música ou digitar uma planilha.

É lógico que a promessa da multi-tarefa não foi cumprida totalmente pelo Windows95, já que era sempre acompanhada de uma considerável queda de performance, mas o conceito foi absorvido, não só na informática como na vida das pessoas.

Com toda tecnologia que veio após o Windows95, mesmo que independente dele, as pessoas passaram a também serem multi-tarefas.
Só que a multi-tarefa do ser humano continua funcionando mais ou menos como no Windows95.
Por mais que tentem, e acreditem que possam, fazer duas coisas ao mesmo tempo, muitas vezes se enrolam com isso.

Nas freeways aqui da Califórnia o que mais vemos são candidatos a multi-tarefas.
Gente que não quer perder tempo dirigindo e tenta aproveitar os minutos (às vezes horas) na freeway para fazer outra coisa.
Existem aqueles que se contentam com o básico, ouvir música, "ouvir" um livro (essa praga é mais popular por aqui do que eu imaginava), os intermediários, que falam ao telefone, tomam café ou comem, mas há aqueles que tentam ser mais criativos...
É comum ver mulheres se maquiando, executivos (ou não) dando nó em gravatas, homens se barbeando com aparelhos elétricos e alguns que lêem jornal, mas hoje um homem se acidentou na CA-60, que liga Riverside à Los Angeles, enquanto usava seu celular não para conversar, mas para enviar e receber mensagens de texto.

A polícia brasileira explicaria mais ou menos assim...

"(éééééé) O elemeeeeento vinha procedente de Pomona (né) com seu veículo, um Lexus branco, (ííííííí) pela via expressa CA-60 (né) e trocando mensagens de textos com o escritório onde trabalha em Los Angeles (né).
(Ííííííí) Então (né) quando o veículo se aproximou de uma curva (né) ele não se deu conta da necessidade de estar mudando de direção (íííííí) e foi quando o veículo acabou indo sair da pista e se chocando lateralmente com o muro de proteção, mas o elemento não se feriu, nem causou nenhum dano ao muro, apenas ficando o prejuízo material do estrago feito na lateral do veículo."

Em poucas palavras, o "gênio" resolveu parar de olhar para o transito para ficar "catando" letras no teclado do celular e não fez a curva. A mensagem era para justificar-se, porque ia chegar atrasado ao escritório...

Como dizemos no Brasil,
saiu pior a emenda do que o soneto...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Máximo!

Essa história me lembrou um fato que vi na Marginal Pinheiros, em São Paulo há uns 3 anos.

Era mais ou menos umas 10 da manhã (durante a semana) e eu estava na Marginal Pinheiros de passageiro do carro do meu tio. Tinha um pouco de lentidão, mas nada menos que 50km/h. Olhando para o carro ao meu lado, eis que vejo um sujeito engravatado que, como o "multi-tarefa" californiano, resolveu fazer duas coisas ao mesmo tempo, dirigir na Marginal Pinheiros (a +- 50km/h) e ler o jornal! Sim! Ele estava lendo jornal! Sorte nossa, e dele, que não aconteceu nada (pelo menos até quando o ultrapassamos e continuamos o nosso caminho). Mas tem cada uma...

[]'s
Anderson
São Paulo