01 abril 2007

O que deu

Conforme prometido, o resumo da minha estréia no automobilismo hiper-amador norte-americano.

Os karts elétricos eram bem melhores do que o esperado.
Realmente aceleram bem, com uma arrancada boa.
O lugar é bacana, tudo muito limpo. Tudo bem que faz falta o cheiro de óleo queimado, de borracha queimada e aquela "neblina" causada pelo escapamento dos karts, mas é só mais uma prova de que gringo não entende nada de corrida mesmo.

São duas pistas, uma curta e outra longa.
Cada volta gira em torno de 25 segundos na pista curta e 30 na pista longa.
A pista longa é um lixo. Estreita, tem dois trechos onde só passa um kart por vez, além de ser muito travada. A curta é melhor, mais larga e mais rápida.
Resolvemos correr duas vezes na pista curta.

Provando de novo que gringo não entende do negócio, não tem classificação.
Você senta no kart, saem todos dos boxes pra pista em fila e quando cruzam a linha de chegada está valendo. São 14 voltas.

Na primeira corrida tive que aprender a pista e me entender com o kart.
Sem saber da malandragem da "largada" caí pra último antes da primeira curva, quando finalmente caiu a ficha de que já está valendo.
A pista tem uma "reta torta" e uma curva de alta no final. Depois vem um miolo esquerda-direita até chegar a uma curva bem lenta que dá acesso à reta de chegada.

Mostrando minha capacidade, rodei 4 vezes em 7 voltas, sempre na curva que dá acesso à reta.
O record da pista é 21.24, o vencedor da corrida virou 22.27 e eu "fantárdigos" 24.74, na última volta, que para mim foi a 13, já que tomei uma volta.
Só fiz uma volta abaixo de 26 e minha média ficou em 28.34.
Esse desempenho me rendeu um vergonhoso sétimo lugar, entre oito participantes.
Mas eu estava só começando a aprender...

Na segunda corrida já estava mais malandro com o "sistema de largada" e com isso consegui sair em quinto (entre dez participantes).
Mas contido nas minhas tentativas de baixar tempo e já tendo aprendido a pista consegui fazer muito mais. Pra começar não rodei nenhuma vez.
Nas primeiras quatro voltas consegui três ultrapassagens no final da reta-torta e saltei pra segundo. Três voltas depois fui ultrapassado pelo futuro vencedor da corrida, que largou em último só pra se divertir mais e virou todas votas em 22 alto.
Mostrando o quanto melhorei, virei todas voltas abaixo de 25, três abaixo de 24, conseguindo uma média de 24.40 e a melhor volta em 23.80.
Com esse desempenho descente consegui um bom terceiro lugar, que daria pódio se fosse de verdade.

Meu amigo Christian confirmou minha disconfiança. Já tinha andado na pista o malandro.
Ganhou a primeira e chegou em segundo na segunda corrida, mas meu ritmo de aprendizado é promissor. Vou me programar pra andar na pista escondido dele e depois voltamos lá pra eu massacrar ele. Ou não...

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Máximo!
Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor!
Final do ano, esperamos comemorar mais um campeão brasileiro.
Abraços e saudades,
Brandão

Felipe Maciel disse...

Dá-lhe Máximo! Bota moral nessa gente mesmo!

Anônimo disse...

Maximo se eu já gostava de você, se já tinha afinidade, agora então eu me rendo. Quer dizer que você rodou 4 vezes em 7 voltas? Fez alguns segundos a mais que a volta mais rapida? E que lá tinha uma reta torta? Pelo visto já achei minha alma gemea automobilistica, nós dirigimos de forma identica! Rapaz!
Agora sobre seu tópico lá embaixo, deixa eu perguntar uma coisinha...o "Cebosa" é de sebo? Se é então é com "S", mas se você usou o "C" pra dizer que o cara é seboso a enesima potencia aí sim...
E parabéns por desvendar a salada russa do Gomes.
Ron Groo
www.bliggroo.blig.ig.com.br

Lucpeq disse...

Isso ai, vai treinando para quando vc voltar a gente colocar em pratica a ideia do kart dos matboys x matuzas

Sakher disse...

Fala seu máximo, entao eres corredor de fim semana... hehehe
Se voce continuar sua jornada no automobilismo prometo acompanhar cada etapa de sua carreira, com direito a relatos no blog!

Abracos