31 janeiro 2007

Novas do Norte - 30.jan.07 - Ciência

Aqui nos EUA carro que se preze tem câmbio automático, direção hidráulica e "cruise control", que no Brasil chamamos de piloto automático.
É uma questão de conforto, já que as distâncias percorridas nos grandes centros são sempre longas, e essa história de milha maltrata o peão. Você lê na placa "11 miles" e fica todo animado, e só vai lembrar que tratam-se de 18km quando começa a demorar demais para chegar no seu destino.

Mas este conforto não está nos carros porque eu não me acostumei a medir distâncias em milhas, e sim por causa dos costumes dos nativos.
Este trio permite guiar nas "freeways" usando apenas a mão esquerda.
Mesmo que o trânsito dê uma desacelerada. Você desliga o "cruise control" e o carro desacelera relativamente rápido. Quando o trânsito volta a fluir é só ligar o "cruise control" que o carro re-acelera até a velocidade escolhida, e o câmbio automático se vira.
Diferentemente das nossas marginais, o trânsito nas freeways arrasta mas não pára.

Como o "cruise control" é ligado no volante, do lado esquerdo na maioria dos modelos, e a direção hidráulica o torna bastante leve, uma mão dá conta. No caso dos "nativos", a esquerda "pilota" enquanto a direita segura o café ou o "donut", como eles chamam as rosquinhas carregadas de grodura trans, que TODO nativo consome em grande volume.

O ditado diz que "em Roma, como os romanos", então, estou andando de carro com câmbio automático, direção automática e cruise control, e sou obrigado a dar meus braços treinados em Fuscas e Fiats 147, a torcer.
Relamente faz diferença.

O ou negritado dois parágrafos acima revela um GRANDE DILEMA dos nativos.

Comer uma rosquinha ou tomar um café enquanto dirige?
Como escolher?

A necessidade é a mãe das invenções, e era necessário que o dilema fosse resolvido.
Agora não é mais necessário. Cientistas deixaram de se preocupar com coisas fúteis como curar doenças e criaram o donut com cafeína, que é a solução para algo muito mais sério.

Agora os dois prazeres estarão num só produto, que poderá ser conduzido na mão direita, enquanto se dirige com a esquerda, ou em alguns casos, dirige-se com as pernas, porque a mão esquerda está ocupada com o celular.

Mas isso é assunto pra outro dia...

Nenhum comentário: