17 novembro 2006

pequenos meninos - grandes homens

Criar um filho é uma extremamente prazerosa, mas igualmente difícil.

A principal dificuldade é não poder experimentar. Não dá pra criar um filho mal e depois voltar e fazer de novo. Ir ajustando aos poucos não é uma opção. Você precisa acertar na primeira.
Não dá pra consertar certos erros, então você não pode cometê-los, mas a verdade é que não sabemos que grandes erros seriam esses. Conhecemos apenas os resultados que queremos, e os que não queremos, mas não os meios de alcança-los e evita-los respectivamente.
Por nos esforçarmos, cremos estar fazendo um bom trabalho, mas os pais, pelo menos os que conheço, sempre ficam um pouco inseguros. Otimistas, mas inseguros.
Às vezes as crianças ajudam. Dão sinais, antecipando que as coisas vão bem, ou mal.

Esses dias vivi um momento desses.

Na escola onde meu filho estuda eles tem uma mini-pizza na cantina que deve ser muito boa, porque ele é exigente, e sempre fala dela, então, uma ou duas vezes por semana ele leva dois reais pra escola pra comer a dita mini-pizza.
Conversando com minha esposa sobre o dia do Jorge, ela comentou que tinha dado dinheiro para ele, e só por curiosidade, e por imaginar conhecer a resposta, perguntei o que ele tinha comprado.
- "ele falou que comprou uma mini-pizza e duas tortuguitas".
Enquanto eu pensava que uma tortuguita deveria ter derretido na mochila (ele não é muito de doce) minha esposa emendou, "aí quando eu perguntei para ele onde estava a outra tortuguita (ela também achou que tinha derretido na bolsa - gente grande é tão inocente) ele falou que tinha dado para o Moreira" (sim os garotos aos 6 anos pouco de idade já se tratam pelo sobrenome)
- "e eu perguntei 'por que, ele te pediu?' " completou ela com um ar curioso. Mais curioso estava eu, e a resposta do meu filho de 6 anos não poderia ser mais precisa e pedagógica.

- "não, mas é que ele comentou, semana passada, que tem dia que ele não tem dinheiro pra comprar nada na cantina, e ele é meu amigo, então como eu tinha dinheiro eu comprei pra ele."

Eu marejei os olhos. São coisas pequenas (como uma Tortuguita) que fazem a gente ter certeza de que está fazendo um bom trabalho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Máximo,

Entro todo dia aqui. Mas hoje tive que comentar : "Meus olhos também marejaram"

Carlos Roberto

Maximo disse...

valeu!