03 novembro 2006

Esquerda, Direita, Imprensa e o Povo

Cresci ouvindo meu pai reclamar da imprensa "canhota" que embelezava a feiúra do Socialimo. Hoje vejo os esquerditas ralharem com a imprensa "destra" que enfeia a beleza de seu projeto.

Não acho que a imprensa tenha mudado. Aliás, meu pai continua apontando setores da imprensa como canhotos, e desde sempre a Esquerda reclama da imprensa destra.

Poder e imprensa sempre estarão em trincheiras opostas. Até acho que assim deve ser.
Excessos à parte, acho que o papel da imprensa deve ser mostrar os erros, os desmandos e os roubos, até porque para mostrar o que é feito de positivo gasta-se uma fortuna do dinheiro público - o que considero indecente.

O problema é que entre as trincheiras está o povo, sendo bombardeado, e sem armas ou munição. A verdade se tornou relativa. Cada parte escolhe a que lhe sirva melhor.
E aqui cabe um comentario. Quando falo em Povo, falo dos não-politicos, dos não-filiados, dos alienados (como somos constantemente chamados por um e outro lado).

Falo daqueles que não tem como prioridade uma corrente ideológica, mas com um país melhor. Falo daqueles que concordam com a esquerda (quando esta acerta), e com a direita idem. Falo dos que antes de tudo são bem intecionados.
Cabe um exemplo. Eduardo Suplicy é, aos meus olhos, um homem bem intecionado, mas antes de bem intencionado é petista (Não digo como crítica - nem elogio. Digo como constatação)
Eduardo Suplicy não é Povo.
Mais um exemplo. Marcos Cintra é um dos Liberais mais bem intencionados (da forma como enxergo), mas é PFL antes de ser bem intencionado, por isso tambem não é Povo (novamente, apenas uma constatação).

Cada lado da batalha se vê dono da verdade.
Povo versus atraso - diz a esquerda.
Povo versus atraso - diz a direita

A esquerda se diz povo, a direita se diz povo, e assim, para o Povo, sobra o atraso.
Circulam pela internet textos (no mínimo oportunistas) que até confirmam que a culpa é do Povo.

Nas duas trincheiras prega-se "o bem do Povo".
Menos impostos gerariam mais empregos. Mais impostos gerariam mais benefícios.
Um Governo presente e forte garante o bem-estar. Um Governo mínimo garante o progresso.

No fundo nada disso interessa ao Povo.
Falta, na minha opnião, aplicação prática ao debate político.

Esquerda, Direta e Imprensa... me respondam por favor.
Guardioes do Povo...

Porque o transporte coletivo não é de graça? Isso sim faria diferença na vida do Povo.

Nenhum comentário: