27 novembro 2006

Formula 1 2007

Para aumentar as chances de errar, resolvi fazer minhas previsões para 2007 antes mesmo dos testes de inverno. Se acertar sou um gênio visionário, se errar, não tinha base para a minha avaliação, e afinal, sou leigo...

A temporada
Será uma temporada menos polarizada que as anteriores.
Mais gente vencendo e mais gente na briga pelo título.

Renault
A equipe perdeu Alonso, mas ainda tem seu cérebro e coração, Flavio Briatore. Virá com um carro feio mas eficiente. Brigará pelo mundial de equipes.
Fisichela – é a versão italiana de Rubens Barrichello. Deve se aposentar no final do ano (ou antes) e dar lugar a Piquet.
Kovalainen – No ano de estréia como titular vai andar perto de Fisichela na primeira metade da temporada e depois massacra-lo. Terminará a temporada bem colocado e credenciado a favorito para o título de 2008. Empurrado por um bom carro tem chances (remotas) de ser campeão.

Ferrari
Vai ter um ano difícil. Perdeu o cérebro (Ross Braw) e seu coração (Schumacher). Mesmo assim estará na briga pelo mundial de equipes.
Haikonen – é sem dúvida tão talentoso quanto azarado. Para 2007 esperem mais quebras da Ferrari em uma temporada do que na década anterior. Vai guiar a Ferrari que era de Barrichello. Apesar do azar briga pelo título - mas não leva.
Massa – Passará a fazer parte do elenco fixo da Globo. Ouviremos a “musiquinha” algumas vezes (na verdade a Globo vai reprisar até dar nojo). Herdará a Ferrari de Schumacher – aquela que nunca quebrava – e contrariando minhas previsões anteriores, será um dos protagonistas da briga pelo título.

McLaren
Ganhou com a chegada de Alonso e o segundo piloto nem será tão importante.
Voltará a vencer e mantendo a confiabilidade de 2006 é a mais séria candidata ao mundial de construtores
Alonso – é “largo”. Chega na “equipe de Senna” na hora certa. Encontrará um carro estável e confiável. Repetirá um início de temporada assustador como o dos dois títulos. Grandes chances de um tri (contra minha torcida novamente). Se firmará como o piloto mais antipático da Formula1 moderna.
Lewis – estará em um ano de aprendizado. Será um bom ano e só. Vencerá uma corrida.

Honda
Treinar como nunca, perder como sempre. Vai estraçalhar e assombrar a concorrência nos testes de inverno e desandar quando a coisa for pra valer.
Button – se firmará como líder da equipe e primeiro piloto. Massacrará (novamente) o companheiro de equipe. Vence uma ou duas provas no ano.
Barrichelo – Apenas um brasileirinho. Vai dar várias declarações infelizes após as vitórias de Massa (snif). Nenhum pódio em 2007 será o caminho para aposentadoria.

Williams
Sairá do fundo do poço. Vai andar séculos à frente da Toyta, provando que competência fala muito mais alto que dinheito. Sentirá falta de um piloto com P maiúsculo para desenvolver o carro na segunda metade da temporada, mas 2007 será infinitamente melhor que 2006. Para 2008 sugiro Tarso Marques (eu não estou brincando Petrobrás)
Rosberg - É bom, mas não acho que vai desenvolver o carro tão bem. Precisa ser mais produtivo que em 2006 para não virar fumaça
Wurz – Leão de treino. Para 2008 não deveria ficar, daria lugar a um piloto com mais aptidão para acertar carros. Tarso Marques seria uma boa opção (vejam o que está fazendo na Stock). Para 2008 deveria ir para a Honda.

BMW-Sauber – a Sauber sempre foi uma grande promessa. Uma eterna fututra-equipe-grande. Deveriam tirar o Sauber do nome, para deixarem de ser só uma promessa.
Para 2008 sugiro a seguinte lista de pilotos: Barrichello, Coulthard, Ralph Schumacher e Fisichela.
Kubica – Galvão vai continuar explicando seu nome a cada final de semana de GP. Vai fazer uma temporada normal, beliscando um pódio aqui e outro ali. Vencerá um daqueles grande prêmios acidentados (provavelmente na chuva)
Heidfeld - é a versão alemã de Rubens Barrichello. Aliás, estou sendo injusto. Barrichello anda mais que ele.

Super Aguri
Cresceu muito na segunda metade da temporada de 2006. Seguirá crescendo em 2007. Pontuará em algumas provas e no GP vencido por Kubica colocará seus dois pilotos entre os seis primeiros
Sato – Grande estrela do automobilismo japonês. Amadureceu bastante em 2006. Termina o ano com um pódio (talvez dois).
Davidson – A equipe ganha muito com ele e vice-versa. Vai dar trabalho para Sato, mas termina a temporada com menos pontos. Pontuará com mais frequência, mas não vai ao pódio em 2007. Deve ir para a Honda (advinha em que carro?!) em 2008

RBR+STR
Chamarei as equipes do energético assim durante toda a temporada por causa do papelão que fizeram no Brasil.
Com dois motores diferentes e dois carros diferentes vai patinar novamente. Continuará mais eficiente no marketing do que nas pistas (e a escolha de seus pilotos mostra que o objetivo é esse mesmo).
Um pontinho aqui, outro ali. Vai briga com a Toyota no fundo do grid.
Coulthard – antes de RBR só guiou por equipes grandes e nunca fez nada. Na pista, continuará nada fazendo. Excelente relações públicas.
Werber – é o companheiro de equipe perfeito para DC. De Marketing ele entende.
Na STR dois Aprendizes de DC

Toyota
Mais uma vez mostrará que dinheiro não é tudo. Vão gastar uma fortuna para andar no fundo do pelotão. Se firmará como um cemitério de talentos (da Mata e Trulli só para começar)
Trulli – brigou com Flavio Briatore na pior hora. Teria sido capaz de impedir pelo menos um dos títulos de Alonso. É uma pena, porque é um dos melhores de sua geração.
Ralph Schumacher – é versão alemã de David Coulthard. Pra piorar continuará sendo perseguido pela sombra do irmão. Está fazendo hora extra (não solicitada) na F1.

Spyker – a nova Minardi sairá do fundo do grid com a ajuda dos motores Ferrari e da incompetência crônica da Toyta e RBR/STR.
Nem importa muito quem serão os pilotos. Em 2007 o carro não vai permitir muita coisa.
É um projeto para alguns anos.
Pontuará no tal grande prêmico que o Kubica vai ganhar.
Tem minha torcida.

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