25 junho 2007

Entrevista exclusiva

Seguindo a linha das grandes entrevistas do Grande Prêmio, eu entrevistei a mim mesmo após a etapa da F-Bus...

Carlos - Boa noite, parabéns pelo ótimo resultado na corrida da Formula Bus! O que aconteceu ali no final e causou a perda da ponta?
Máximo - Obrigado... Ali o problema foi pneu mesmo. Acabou e não tinha como segurar mais a traseira. Passei os passageiros todos pra parte da frente do ônibus mas não adiantou...

C - Você teve mais algum problema mecânico?
M - Pouca coisa. Motor e câmbio funcionaram 100% e o problema de sair de frente melhorou 90% com a nova geometria da suspensão... os freios deram uma super-aquecida no meio da prova, mas aí todo mundo começou a parar para abastecer e trocar pneus e deu pra dar uma maneirada e poupar freio.

C - Qual a expectativa para a etapa do Rio?
M - Bom, pro Rio tem uma especificação nova de motor e câmbio, com mais potência e respostas mais rápidas e já estamos negociando com outro fornecedor de pneus.
A expectativa é estar outra vez no pódio, mas precisamos treinar melhor, pra largar mais na frente.

C - Alguns comentaristas classificaram sua largada como bizonha... o que você comenta?
M - (risos)... é, a largada não foi muito boa, mas foi um pouco por causa da estratégia de largar pesado, com 120 passageiros, para não parar nos pontos... circuito de rua é fogo, todo hora tem nego dando sinal e querendo subir... mas estamos negociando com o engenheiro que fez o controle de largada da extinta Beneton para desenvolver um software semelhante pra gente, talvez não pro Rio, mas pra etapa seguinte.

C - Mas você teve uma parcela de culpa na largada ruim...
M - Tive, eu estava mandando o pessoal sentar, e explicando que não podia ficar colocando braço e cabeça pro lado de fora das janelas, e que janela aberta prejudicaria a aerodinâmica... e também demorei um pouco pra achar a primeira marcha... mas depois tudo deu certo!

C - Como começou sua carreira automobilística?
M - Eu comecei cedo. Comecei a andar de velotrol aos 2 anos de idade, e aos 3 já passei para bicicleta com rodinha. Andei de bicicleta com rodinha até os 16 anos, mas vi que não seria competitivo... mas eu já competia nas 4 rodas antes disso. Desde os 7-8 anos estou nas 4 rodas... Fiquei bastante tempo nas categorias-escola. Empurrava carrinho de supermercado pra minha mãe desde os 7-8 anos e puxava carrinho de feira.
Comecei a aprender a dirigir aos 14 e aos 16 ganhei um Fiat 147 do meu pai...

C - E kart? você começou quando?
M - kart eu comecei um pouco tarde. Com 30 anos, mas cheguei arrebentando...
O pessoal tá fazendo esse auê com o Hamilton que venceu na sexta corrida da carreira na Formula1, mas eu no kart venci minha quarta corrida. E foi uma bateria forte, tirando dois caras que tinham mais de 180 kilos, uma velhinha de óculos e um japonês, os outros 2 pilotos eram muito bons... tinham umas 2 semanas de experiência...

C - O pessoal era praticamente profissional então?
M - Isso. (bem sério)

C - Você vai organizar a quarta etapa da F-Bus em Vitória. Pode falar alguma coisa pra gente sobre isso?
M - Estou bastante motivado com a escolha do nosso blog para organizar esta etapa. Ainda não posso adiantar muita coisa, mas nos próximos dias já sai o traçado homologado pela FEBRABUSCOM para a prova e talvez a data.
Não devo correr essa etapa, para poder me envolver 100% com a organização, mas estamos vendo se conseguimos trazer pilotos de renome internacional para valorizar ainda mais o evento e a categoria.

C - E a Formula 1? Ainda é um sonho?
M - (pausa) olha, se eu disser que não sonho com a Formula 1, é mentira. (nova pausa)
Depois das corridas de kart nos EUA chegou a ter um contato do pessoal da RedBull, mas eles acabaram direcionando as possibilidades pro Bruno Senna e pro Sebastian, então acho que não vai dar nada. O Richards me ligou uma vez, mas com o anúncio do acordo com a McLaren e a Mercedes eles devem ter um piloto "pagante" e outro alemão.
O Ferran me ofereceu a vaga do Button na Honda, mas o Barrichello me orientou a esperar um pouco mais. (pensativo) Me pergunta outra vez em outubro (sorrindo).

3 comentários:

Speeder76 disse...

LOL! Fantástico...

Felipe Maciel disse...

hhahahaahaha Muito bom!
Espero que você chegue à F1 em breve. Eu e o Groo ja´estamos garantidos na futura equipe Audi/Arrows.

Anônimo disse...

Mas tú é muito cara de pau mesmo...KKKKK tá querendo me enganar que andou de bicicleta com rodinhas até os 6 anos? E acha isso vantagem? Eu faço isto até hoje...
E tem mais, que eu vi, os passageiros to teu busão estavam sem o cinto de segurança, na subida do primeiro viaduto ia todo mundo pro fundão e ficava lá espremido...E teve uma velhinha que que disse: "Quando eu dirigia onibus em Franco da Rocha tinha um gordinho lá que chingava. Imagina se fosse este motorista..."
E quanto ao kart...a velhinha disse que você deu um totó na roda dela e a jogou pra fora......
KKKKKK belissima entrevista...ô cara de pau.
A estapa de Vitória é sua...mas tem que correr.
Abraços Maximo, ficou 10, passa lá no bliggro e me vê escrevendo bravo...
Groo