05 dezembro 2006

Impacialidade é Utopia

Gosto de ler sobre política, aprendi com meu pai a me interessar, mas também aprendi a fugir da tentação de me apegar demais a alguma ideologia. Aprendi e acredito que a ideologia (qualquer que seja) torna míopes os homens (e de miopia eu entendo).

Quem tem uma ideologia definida acaba não sendo capaz de enxergar além de um certo limite.
Um exemplo desta miopia é a constante grita por imparcialidade da imprensa.
A oposição esculhamba Carta Capital por ser petista.
A situação execra Veja por ser tucana.

Imparcialidade é o lugar-comum das ideologias. É pela imparcialidade da mídia que todas clamam, mas nunca em uníssono. Só fala em imparcialidade quem está sendo denunciado ou criticado.

Eu nunca vi, e certamente nunca verei, alguém pedir imparcialidade quando está sendo elogiado.
"... não por favor, sejamos imparciais. Eu não sou o melhor prefeito da história da cidade..."

Alguns dos blogs que acompanho tem falado sobre o papel da imprensa, e principalmente sobre o destino dos jornais. O papel seria vencido pela Internet?
Talvez sim, se mantiver o caráter apenas noticioso, mas há uma saída, transformar os jornais em mídia crítica, que vá além da notícia.
Sim, apoio um jornalismo com posturas políticas definidas (como a maioria dos blogs já é) em substituição ao jornalismo falso-imparcial, que é simplesmente utópico.

Um projeto interessante seria um jornal com duas redações, uma canhota e outra destra.
As duas escreveriam sobre as mesmas notícias, sob diferente prismas ideológicos, e teriam o mesmo espaço, na mesma página, um à esquerda e outro à direita, conforme suas crenças políticas.

Contra a imparcialidade utópica eu sugiro a parcialidade declardada.

Alguém se candidata?

Nenhum comentário: