03 fevereiro 2010

Eu tenho medo é do fácil

Inovação é algo que tem sido perseguido sistematicamente no nosso tempo. As pessoas se obcecaram pela inovação. Conservadorismo está fora de moda. É até um pouco feio ser conservador no nossos dias. As pessoas se ofendem.
O imaginário coletivo decidiu que o novo é "mais".
Mais rápido, mais barato, mais bonito, mais fácil.
As pessoas esqueceram que "mais" é diferente de "melhor"

A impressão que fica é de que a vida ensina lições que nós fazemos questão de esquecer.
Em 1879, exatamente no dia 28 de dezembro, ao custo estimado de 75 vidas, uma dessas lições foi ensinada.

A ponte sobre o rio Tay, na Escócia, com suas quase duas milhas de comprimento, era a mais longa ponte do mundo à época de sua construção.
Tendo sido construída para servir de ligação ferroviária entre as duas margens do rio, a ponte que ligava Dundee e Leuchars, era um marco da inovação.

O engenheiro responsável por aquela preciosidade era Thomas Bouch, considerado um mestre das formas e estruturas.
Visando economia, Bouch, usou ferro de sua própria fundição. O ferro era tinha custo inferior ao praticado no mercado, mas também qualidade inferior. Em nome da economia, Bouch ignorou a necessidade de calcular as cargas que seriam geradas pelas possíveis rajadas de vento (às quais a região era submetida constantemente).
O custo, muito inferior ao de uma ponte "convencional", foi o ponto central para a decisão das autoridades da época pelo projeto de Bouch.
Pronta, a ponte se tornou uma dessas obras que atrai a atenção de todos. O presidente dos EUA, Ulysses Grant, visitou a Escócia para conhecer aquela maravilha.

A ponte foi inaugurada em 1o. de junho de 1878, com uma grande festa e Bouch foi condecorado Cavaleiro do Reino na mesma noite. A euforia era imensa, mas não durou muito.
Menos de dezenove meses depois, na noite de 28 de dezembro de 1879, durante uma tempestade, que destelhou centenas de casas na região, enquanto uma composição, levando
6 vagões atravessava a ponte, sua seção central cedeu, lançando no rio seus passageiros.

As investigações oficiais concluíram que Bouch era o culpado pela ponte "mal projetada, mal construída e mal mantida" e que a ponte capitularia cedo ou tarde, com ou sem os ventos.

Bouch morreria no mesmo ano, na cidade de Moffat.
Uma segunda ponte, seguindo um projeto convencional, foi construída no ano de 1887, ao lado das bases que sobraram da original (foto abaixo). Esta segunda ponte está lá até hoje.

Não sou, nem poderia ser, contra a inovação.
Eu tenho medo é do fácil.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Puxa eu nunca tinha ouvido falar dele...
E a frase é sensacional.

Millor Machado disse...

Sem dúvidas algumas vezes as pessoas confundem ser inovador com fazer as coisas nas coxas.
Principalmente quando envolve a segurança das pessoas, o fácil nunca substituirá o trabalho árduo.
Não sei de uma inovação que realmente agregue valor que tenha vindo fácil. Talvez várias ideias geniais tenham surgido facilmente, mas até transformar uma ideia em uma inovação tem muito chão pela frente.