29 setembro 2006

PSDVA X Petrobrás

Ainda sobre a Venezuela.

Quando eu era criança nunca entendi porque o Brasil comprava petróleo se produzia petróleo. Naquela época eu achava que petróleo era fabricado.

Quando eu era adolescente entendi que o Brasil não tinha capacidade para extrair tanto petróleo de seus poços quanto consumia, e por isso importava petróleo para complementar a demanda.

Eu fui amadurecendo e a indústria petrolifera no Brasil foi evoluindo. Aumentando sua produção, melhorando seu produto. Chegou à Formula 1.

Agora adulto fiquei sabendo que o Brasil acabava de se tornar auto-suficiente em petróleo.
OBA!

Agora quero que alguém me explique porque os Venezuelanos pagam 5 centavos de dólar por um litro de gasolina e os Brasileiros pagam um pouco mais de 1 dólar pelo mesmo litro de gasolina. VINTE vezes mais!!!!
Que auto-suficiência é essa???

Dizem que existem três tipos de mentiras: existem as mentiras, as mentiras deslavadas e as estatísticas. Em qual das três categorias se inclui a auto-suficiência brasileira em petróleo?

Nenhum comentário: