21 janeiro 2010

Falar bem e falar bonito

Falar e escrever bem não é fácil, não é pra qualquer um.
O nível de formalidade é um problema constante.
É sempre mais fácil ser informal com a família, mas com clientes, chefes, fornecedores, funcionários e gente desconhecida em geral é sempre mais difícil achar o tom certo.

Para quem tem jornada dupla, e público tão distintos, como é meu caso, a coisa complica um pouco mais. Outro fator é a constante confusão entre falar bem e falar bonito. Aí a porca torce o rabo.

Das muitas pérolas nascidas do desejo de falar bonito, as mais lembradas costumam ser, "qual a sua graça", "não estou falando consigo" e "a nível de", mas a minha favorita é "eu me permito", que além de tudo mostra aquela falsa humildade típica de quem quer falar bonito e tem orgulho de ser humilde.

Tenho visto esse "orgulho" em alguns vendedores com quem tenho conversado, e em muitos marketeiros com quem tenho negociado nos últimos tempos.
Isso serviu de alerta, e tenho me policiado mais tanto nas vendas quanto nas aulas.

Entre as muitas coisas que aprendi dando aulas de inglês, uma das mais úteis é a regra KISS - keep it simple sweetheart. O foco é ensinar usando a menor quantidade de palavras possível, e que os exemplos sejam os mais simples possíveis.

Tomei a liberdade de trocar sweetheart
por stupid para ajudar a memorização.

Escrevi essa regra no meu quadro de metas para não esquecer, e recomendo um hábito que adotei: depois de escrever um e-mail não enviar imediatamente: salvar, esperar 5 minutos e então reler e corrigir.

Ainda assim, vez ou outra, eu me permito algum deslize...

2 comentários:

Millor Machado disse...

Carlos,
O mais legal é quando ao tentar falar bonito, a pessoa solta erros conceituais.

Agora com tantos "especialistas" em mídias sociais, é uma pérola atrás da outra. Infelizmente quem sofre com isso é quem tem que ouvir isso, mas fazer o que né?

O melhor que podemos fazer é "Keep it simple stupid" e torcer para a simplicidade na comunicação se espalhe mais rápido que nosso amigo "eu me permito".

Abraços!

Fale Bonito disse...

Acabei caindo no seu blog ao pesquisar sobre o meu... dá uma olhada lá, o foco é justamente palavras rebuscadas! =)