10 agosto 2006
Fokker 100
31 de outubro de 1996.
Exatamente as 8:27 da manhã o brasileiro aprendeu a ter medo do Fokker 100. Eu não.
Logo após decolar com destino ao Rio de Janeiro o PT-MRK teve um problema mecânico e mergulhou sobre algumas casa nas proximidades do aeroporto de Congonhas.
Era uma quinta-feira. Cheguei atrasado no serviço e quando cheguei já estavam todos agitados.
Teve gente que até marejou os olhos quando me viu. Homem adulto, quase da idade do meu pai.
Eu explico.
Havia uma visita para ser feita a um cliente no Rio, e eu tinha passado a quarta-feira tentando convencer o chefe a me liberar para ir na quinta, Ponte Aérea na sexta é um inferno, e já tinha feito reserva exatamente para o vôo 402.
Final da quarta, empresa às moscas, eu e o chefe ainda nos batíamos, eu querendo ir para o Rio na quinta, ele insistindo que sexta seria melhor, até porque o cliente tinha de fazer um depósito e coisa e tal.
Como chefe é chefe, valeu o que ele queria, mas só nós dois sabíamos disso, e um dos motivos para eu não ir na quinta-feria era o fato de que o chefe não estaria na empresa.
Pois bem, ligamos para a TAM e remarcamos a passagem.
Voltando para quinta, só quando cheguei para trabalhar é que todos tiveram certeza de que eu não estava no avião. Por isso a comoção.
Na sexta, eu voei para o Rio, no vôo 402, sem dar muita importância ao fato.
Cochilei antes da decolagem e só acordei com a chacoalhada do pouso - como faço até hoje.
Lerdo, demorei meses para me dar conta da importância daquele dia e não guardei o canhoto da passagem.
Na época achei que era lixo. Só mais um vôo.
Não tenho medo do Fokker 100, ao contrário, é meu avião favorito.
Sempre que entro em um lembro daquele dia. É, ninguém morre na véspera...
Conto isso devido ao recente problema na porta de um Fokker 100, que fez com que muitos se manifestassem contra ele, meu avião favorito. Aqui alguns dados para os detratores do meu avião:
100 piores acidentes da história da aviação (em número de vítimas)
http://www.planecrashinfo.com/worst100.htm
Base de dados (ano a ano)
http://www.planecrashinfo.com/database.htm
Procurem acidentes com o Fokker 100 e verão que são quase impossívelis de encontrar, por terem sido pouquíssimos. No fundo, os detratores do Fokker 100 têem é inveja!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Credo cruz!
Jonny'O
Máximo,
Como vc sabe, trabalhei algum tempo em manutenção aeronáutica e posso lhe afiançar que, tanto no Brasil ou em qualquer lugar,toda grande companhia aérea tem que seguir rígidos padrões de manutenção e segurança nos seus aviões. Tragédias acontecem tanto por erro humano na condução ou mesmo na manutenção destes, mas é muito raro. È só ver estatisticamente o número de acidentes aéreos com relação ao número diário de vôos. É insignificante, mas a aviação sempre foi alvo por parte da mídia que adora uma tragédia.
Postar um comentário